RAGLAN STREET STYLE
- Fernando Rodrigues
- 12 de ago. de 2015
- 2 min de leitura

Existem muitas "modas" que vêm de universos completamente diferentes do meu, mas que acabo me acostumando de tanto ver nos outros – e por consequência, em mim mesmo. Uma dessas peças é a camiseta Raglan, e moletom. Na verdade, Raglan é o nome do tipo de modelagem da manga, que se diferencia das tradicionais pelo recorte e construção no restante da peça. A manga é costurada direto na gola e pega a extensão inteira dos
ombros. As camisetas em questão têm as mangas 3/4, aquelas que vão até o meio do braço. Algo interessante de destacar é que as mangas 3/4 foram criadas por uma necessidade: no século XIX, o então conhecido como Barão Raglan (ou Lord Raglan), perdeu metade dos braços na batalha que ficou conhecida como "A Batalha de Waterloo", que aconteceu em 1815 na Bélgica. Foram criadas, então, roupas adaptadas ao tamanho dos braços do Lord e, assim nasceu a manga Raglan (por isso o nome)


Sempre associei a peça ao sportswear por estar presente nos figurinos dos jogadores de baseboll em filmes antigos. Geralmente elas levam estampas de numerais, uma referência direta ao universo esportivo. A camiseta foi muito usada pelos jovens estudantes nos anos 80 e atualmente, pelas araras dos shoppings e o que tenho visto nos streetwear, ela voltou, mas agora para os mais diferentes estilos.
Experimentei pela primeira vez e a sensação é que ela evidencia o peito. As mangas em cores escuras fazem com que o corpo da peça (geralmente branco ou com estampas) ganhe destaque. A vantagem também vai para quem têm braços curtos, pois a modelagem em 3/4 dá a ideia de que os braços de quem a veste são maiores. O que deixa a peça com a cara de 2015 é o comprimento: unindo-se à moda das camisetas em modelagens amplas e comprimentos bem abaixo da cintura, a peça é ideal para quem quer atualizar o look street style.

Na foto a cima eu uso Moletom Raglan By Carmim para a Stefna Outlet por apenas R$ 185.00
Comments